
Atendimento Domiciliar
O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) é destinado a pessoas acamadas ou com dificuldade de mobilidade, seja de forma temporária ou permanente. A equipe de saúde vai até a casa do paciente para oferecer cuidados contínuos, incluindo prevenção de doenças, tratamento, reabilitação e promoção da saúde. O SAD pode atender pessoas de todas as idades que precisam de cuidados de saúde mais intensivos em casa
Passo a Passo para Inclusão no SAD
- O familiar deve se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) onde recebe atendimento.
- O profissional da equipe preencherá a ficha de solicitação para inclusão no SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar).
- O profissional encaminhará a ficha à equipe do SAD, que avaliará se o paciente atende aos critérios para receber o atendimento domiciliar.
Requisitos para Acessar o Serviço
- Morar em Muriaé;
- Idade a partir de 01 mês de vida;
- Ser usuário do SUS (o serviço não atende pacientes com convênio particular);
- Apresentar quadro clínico que justifique a necessidade de atenção à saúde (prestada em domicílio);
- CPF;
- RG;
- Cartão SUS;
- Comprovante de residência;
O Agente Comunitário de Saúde (ACS) entrará em contato com a família para informar que a equipe do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) realizará uma visita para o processo de avaliação e admissão no serviço. Essa visita é essencial para verificar se o paciente atende aos critérios para o atendimento domiciliar. Caso seja admitido, os profissionais do SAD traçarão, junto à família, um plano de cuidados personalizado.